sexta-feira, 17 de junho de 2011

Coração de ferro é isso !

Nos EUA, coração artificial que não bate mantém homem vivo por 30 dias



Uma equipe médica do Instituto do Coração do Texas, nos Estados Unidos, obteve sucesso em uma experiência pioneira: implantou, em um paciente em estado terminal, um novo modelo pioneiro de coração artificial formado por duas bombas de fluxo contínuo em forma de turbinas. Elas foram capazes de manter o receptor do dispositivo vivo durante trinta dias sem produzir um único pulso cardíaco ou sem que fosse detectado qualquer sinal sonoro em um aparelho de eletrocardiograma.






Segundo o instituto, a experiência foi possível porque as duas bombas do dispositivo conseguiram, durante um mês, fazer circular o fluxo de sangue – o qual o coração original do paciente, que foi removido, já não era mais capaz de fazer. A operação ocorreu no Hospital Episcopal St. Luke, em Houston As informações são do site do instituto.

Como diria o kiko... Que coisa não?

Leandro Carvalho

No mês de março deste ano, a equipe do hospital implantou o aparelho, desenvolvido pela dupla de médicos Bud Frazier e Billy Cohn, no norte-americano Craig Lewis, de 55 anos, residente em Houston, em uma última tentativa de salvar sua vida. O paciente sofria de uma rara doença conhecida como amiloidose, na qual seu coração sofreu acúmulo de uma substância proteica rara chamada amiloide. Pacientes nessa condição não são candidatos a se submeterem a um transplante de coração, pois a amiloide teria grande chance de reincidir no novo órgão transplantado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário